O spaghetti já é um prato bem conhecido pelos brasileiros, presente em nossa cozinha há mais de um século devido ao grande número de imigrantes italianos que desembarcaram em nosso país. Embora considerado um prato simples, o spaghetti possui inúmeras variações, algumas dignas de colocá-lo no pedestal da alta culinária.
Nesta receita, você aprenderá a preparar spaghetti coquille e vôngole, receita de origem francesa que combina vinho e moluscos para realçar o sabor da massa, e que está presente no cardápio do Pippo Restaurante, no Sandi Hotel. Confira a seguir o passo a passo:
Ingredientes:
- 30 ml de vinho branco
- 40 gramas de tomate picado
- 1 dente de alho
- 30 gramas de cebola
- 125 gramas de vongolê com cascas
- 60 gramas de vieira
- 40 ml de azeite extra virgem
- ½ pimenta dedo de moça
- 20 ml de cachaça
- 35 ml de caldo de peixe
- 125 gramas de spaghetti
- 2 fatias de limão siciliano
- 2 gramas de sal
- 5 gramas de gengibre
Modo de preparo:
- Em uma panela coloque a cebola, alho, tomate picado, azeite, gengibre e a pimenta e leve ao fogo até a cebola murchar.
- Acrescente o vinho, aguarde 30 segundos e coloque a cachaça, flambe até acabar o fogo.
- Depois de flambar acrescente o caldo de peixe e o vôngole.
- Em uma outra panela, cozinhe o spaghetti por 5 minutos.
- Depois de cozido o spaghetti, acrescente os ingredientes e deixe ferver por 3 minutos,
- Nos 2 minutos finais, acrescente a vieira e as fatias de limão siciliano.
As vieiras utilizadas nesta receita são colhidas na Fazenda Marinha Coquille da Cajaíba, no Pouso da Cajaíba, onde cultivo de vieiras e mexilhões envolve manejo sustentável e parceria com uma família caiçara, incentivando a economia local e preservando os saberes tradicionais da região
O Pouso da Cajaíba é uma vila caiçara, situada na baía de Paraty (RJ), com costumes tradicionais de pesca e relação com a natureza. Um lugar preservado, de frente para o mar aberto, que cultiva muita história e saberes caiçaras, com apoio do Sandi Hotel.
Comentários
Postar um comentário