Curso de Churrasco ensina amadores e ainda impulsiona negócios

 

Divulgação

Fazer um bom churrasco vai além de assar carnes e pode alavancar empreendimentos:  é o que propõe o curso de Boucherie da Escola Chef Gourmet Santa Felicidade

       Brasileiro adora um bom churrasco, e até vegetarianos fazem uso das grelhas e assados para comer bem. “Quem gosta de comer bem, aprende a cozinhar bem. Você sabe onde quer chegar. Não tem segredo, mas é preciso pôr a mão na massa desde o início. Como chegar ao resultado desejado é o que nós ensinamos”, afirma o professor Daude Ribeiro, que comanda o curso de Boucherie da Escola Chef Gourmet Santa Felicidade. 

 

Segundo o chef, até alunos que não sabem “nem cortar uma cebola” evoluem logo no início do curso. “Já na segunda aula, estão lidando sozinhos com as facas, cortando cebolinha. Aprendem na prática, com descontração. Os alunos colocam a mão na massa desde o início, não ficam apenas olhando o professor.” Referência no ensino de gastronomia no Brasil, com cursos para iniciantes e profissionais, a Escola Chef Gourmet Santa Felicidade está localizada na Avenida Manoel Ribas, 5511, ao lado da Vinhos Durigan. 

 

Natural de Curitiba, Ribeiro era um cozinheiro autodidata até que resolveu fazer cursos de gastronomia. “Eu me transformei em cozinheiro há dez anos, por curiosidade. Fui praticando e aprendendo nos cursos. Voltava para casa, fazia a receita, errava e refazia. Montei uma empresa de eventos há sete anos, de churrasco corporativo, churrasco em casa, carne preparada para congelar, ou à pronta entrega para cozinhar. Hoje compartilho a minha experiência na Chef Gourmet Santa Felicidade como ‘boucher’ ou ‘butcher’, os termos em francês e inglês para a nossa prática", relata o professor, de 55 anos, que iniciou em julho a primeira turma, às terças-feiras, das 19 às 22 horas.

 

“O curso é circular. Cada aluno se matricula e inicia conforme a aula da semana, tendo todas as 24 aulas ao final do curso. A prática está sempre atrelada ao conteúdo das apostilas, em que passamos por todos aspectos do boi, porco, aves, peixes, além dos diversos cortes e preparos. Mas a vida não gira só em torno da churrasqueira, por isso usamos forno e fogão também. Os preparos são feitos de diversas formas, frios, quentes, com acompanhamentos, para transformar um churrasco em uma experiência muito maior do que simplesmente acender o fogo e assar, do planejamento até a sobremesa”, detalha. 

 

Hobby e negócios

 

Daude Ribeiro explica que a turma reúne desde pessoas que querem aprender a fazer churrasco como hobby até aquelas que já têm negócios no ramo e estão se aprimorando. “Nossa aluna Lilian Dal Santi está em busca de ideias para melhorar seu negócio e usar os conteúdos nas redes sociais. Uma já deu certo: fizemos em aula uma receita de pão de alho especial, com tempero diferente. Fez tanto sucesso que a Lilian já colocou à venda”, diz.

 

Lilian conta que está sendo prazeroso fazer o curso na Chef Gourmet Santa Felicidade, pois gosta de ensinar seus clientes sobre o preparo das carnes. “Estou colocando tudo em prática no Açougue Dal Santi. Aprendi a receita do pão de alho na escola e comentei com os clientes. Todos ficaram curiosos para experimentar, então fiz o pão ciabatta com a Cintia, uma colega da turma de Panificação. Fizemos uma remessa para as encomendas e estamos analisando valores adequados, embalagens, tempo de conservação e detalhes como a padronização do pão. Quero vender esse produto. Mais do que um curso para aprender a fazer churrasco para familiares e amigos, ele me ajuda a expandir meus negócios”, celebra.

 

Segundo a empresária, as pessoas que provaram o pão de alho adoraram, principalmente pelo aspecto artesanal. “O sabor e qualidade dos ingredientes sempre dão outro valor aos produtos. Valorizo muito os alimentos artesanais e gosto de oferecer aos clientes. Também tenho encomenda e pretendo lançar os molhos chimichurri e barbecue, que aprendi na escola, e fiz em evento com mais de 20 pessoas para acompanhar as carnes e torradas. Foi sucesso na hora”, elogia.

 

“A primeira aula teórica começa com a seguinte frase: o homem das cavernas já sabia fazer churrasco. Um dia ele esqueceu uma carne do lado do fogo, ela assou, ele gostou e passou a fazer. É um hábito alimentar humano que vem desde a pré-história. Outra dica que damos sempre é procurar um açougueiro de confiança. Se você vai numa farmácia, tem que ter um farmacêutico de confiança. Com um amigo açougueiro, ele vai vender a carne certa para o que você quer fazer”, finaliza o professor Daude.

 

Escola Chef Gourmet Santa Felicidade

Endereço: Av. Manoel Ribas, 5511 (ao lado da Vinhos Durigan)

Informações: https://escolachefgourmet.com.br/ Instagram


 

via assessoria

Comentários