Descubra as curiosidades e delícias da gastronomia de Cafayate, na Argentina

Foto: Divulgação

Conheça os pratos típicos e vinhos da região em um destino gastronômico e único


       Cafayate é um pequeno município localizado no coração da região vinícola Argentina, na província de Salta. Conhecido mundialmente por ser um paraíso dos vinhos, Cafayate reserva muitas outras curiosidades que fazem da cidade um ponto de visita obrigatório para os amantes da cultura, história e gastronomia. Para visitar Cafayate é muito simples, há voos diretos saindo de São Paulo para Salta operados pela companhia Aerolíneas Argentinas todas quartas, sábados e domingos com média de custo em torno de R$2000. Do aeroporto de Salta para Cafayate são apenas 200 km, trajeto que leva em torno de 3 horas para ser percorrido de carro.

O destino oferece muito mais do que a produção de vinhos em vinícolas como El Esteco, Piattelli e Etchart. A cidade possui pratos típicos locais e a influência indígena e espanhola pode ser vista nos pratos que são preparados com ingredientes frescos e locais, incluindo carnes, legumes e frutas. Entre os pratos típicos de Cafayate estão o locro, uma espécie de sopa com grãos de milho, batata, feijão, carne e temperos; a humita, uma espécie de pamonha feita com massa de milho recheada com queijo; e a empanada salteña, uma das mais famosas da Argentina, que é recheada com carne, batata, cebola e outros temperos, e é assada em forno a lenha.

Com suas paisagens deslumbrantes, a cidade é um verdadeiro tesouro escondido no meio do Vale Calchaquí. Uma das maiores curiosidades é a arquitetura colonial, que se mantém intacta mesmo após vários anos. Entre as construções que chamam a atenção estão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, erguida em 1853, e a Estação Ferroviária, construída em 1910. Ambas são símbolos da arquitetura do século XIX e início do século XX.

Além da arquitetura, Cafayate também é famosa por suas paisagens, que variam de vales de cactos e ravinas a montanhas gigantes. A Reserva Natural Quebrada de las Conchas, por exemplo, é um verdadeiro espetáculo natural, onde erosões foram responsáveis por criar desenhos curiosos nas rochas. Já no Cerro San Isidro, a vista é de tirar o fôlego, proporcionando uma visão panorâmica dos vinhedos e das montanhas.

A Festa Nacional do Vinho, realizada em fevereiro, reúne os melhores produtores de vinho da região para um concurso e outra festa tradicional é a da Nossa Senhora do Rosário, que é realizada em outubro e inclui desfiles de carros alegóricos e muita música.


via assessoria


Comentários