Você já ouviu falar na angostura? Conheça a seguir algumas informações e curiosidades sobre esse famoso bitter
A angostura foi criada no ano de 1824, na Venezuela, em uma cidade de mesmo nome pelo médico alemão Johann Gottlieb Benjamim Siegert, cujo objetivo era fabricar um medicamento para aliviar dores estomacais. Com o passar do tempo, a bebida passou a ser utilizada no preparo de coquetéis, principalmente com gin, deixando de lado seu caráter medicinal originário.
Tendo em vista a aproximação do seu bicentenário, reunimos a seguir algumas informações interessantes para aqueles que nunca ouviram falar sobre a bebida ou pouco a conhecem.
Não deixe de conferir!
O que é a angostura?
A receita clássica de angostura é um tipo de bitter que foi criado há quase 2 séculos, mais precisamente em 1824, pelo médico alemão Dr. Johann Siegert, com o intuito de aliviar dores de estômago. O nome angostura foi dado em homenagem à cidade venezuelana que recebeu o médico, quando migrou da Alemanha. Atualmente, a cidade é conhecida como Ciudad Bolívar.
Nos anos 1850, ela já era utilizada como componente de diversos tipos de coquetéis, sendo exportada para diversos lugares, como Estados Unidos, Reino Unido e Caribe.
No início do século XX é que ocorreu o primeiro boom da bebida, época esta considerada como a era dourada da coquetelaria. A segunda expansão ocorreu na década de 1940, depois de passada a lei seca norte-americana.
Atualmente, ela é composta por uma família de bitters, entre eles o clássico de laranja, um de cacau e o mais recente chamado de Amaro di Angostura, que segue um estilo digestivo italiano.
Os bitters, a título de curiosidade para aqueles que não o conhecem, são bebidas não potáveis, cujo teor alcoólico ultrapassa os 44% e tem a finalidade de fixar o gosto amargo ou agridoce nas bebidas.
Uso medicinal histórico da angostura
Historicamente, a bebida possui diversos usos medicinais, sendo o principal deles o tratamento de dores estomacais.
Entretanto, a fórmula também é benéfica quando utilizada para:
Cólicas menstruais;
Tratamento de condições paralíticas;
Diarreia e Disenteria;
Estímulo da circulação sanguínea;
Efeito diurético, através do aumento da micção e da transpiração;
Controle da febre alta;
Prevenção do retorno da malária;
Controle de espasmos;
Estímulo da circulação externa e estímulo da saúde capilar;
Controle de acne.
Fórmula secreta: do que o bitter é feito?
A angostura possui uma lendária receita secreta: somente 5 pessoas em todo o mundo conhecem sua fórmula completa, entre eles, os membros da família fundadora
Não é possível afirmar com certeza quais são os componentes da fórmula e estima-se que sejam mais de 30. Normalmente, as receitas de bitters utilizam ervas, folhas, sementes, frutas, raízes, especiarias e até mesmo raízes amargas.
Qual o sabor da angostura?
Ficou curioso para provar e descobrir qual o gosto dessa bebida? Já adiantamos que o sabor é amargo! Algumas gotas bastam para conferir sabor e aroma não somente em drinks, mas também em frutos do mar, saladas de frutas, sobremesas, etc.
Como beber angostura?
Como já foi exposto antes, o bitter de angostura é uma bebida não potável, o que significa que não pode ser ingerida pura, devendo somente ser acrescida no preparo de drinks.
São necessárias poucas gotas para que ela faça diferença em um gin, por exemplo. Por essa razão, este é um produto que os bartenders costumam brincar que duram a vida toda, uma vez que o preparo de drinks exige pouca quantidade dele.
O que é o dash de angostura?
Ao pesquisar a respeito da quantidade de angostura que deverá ser colocada ao preparar um drink, é possível que você encontre o termo dash, que pode ser definido como uma gotejada cuidadosa. Em termos de medida, é algo em torno de 1ml.
Angostura e sua icônica garrafa e rótulo
Um dos maiores chamativos do bitter é a sua garrafa e o seu rótulo. A origem por trás disso é uma simples falha de comunicação.
Os irmãos Siegert, ao criar a marca, dividiram entre si as tarefas: um ficou responsável pela compra das garrafas enquanto o outro trabalhava na criação dos rótulos.
O resultado foi que não sincronizam as medidas e não ajustaram os detalhes e o rótulo ficou maior do que a garrafa. O erro não foi corrigido e passou a ser um grande símbolo da marca!
Cultura dos coquetéis
A angostura é um ingrediente chave na criação de coquetéis e drinks, ainda mais com o gin de sua preferência sendo a bebida principal. Dentre as opções mais conhecidas, as que indicamos são:
Cinnamon
Os ingredientes para este drink são:
3 gotas de angostura;
1 gomo de limão siciliano;
5 bagas maceradas de zimbro;
50 ml de gin de sua preferência;
água tônica;
1 canela em pau;
1 twist de laranja;
gelo.
Para prepará-lo, em uma taça acrescente o gin, o limão, os zimbros e a angostura. Em seguida, coloque o gelo e mexa. Para finalizar, coloque a água tônica e queime a canela para depois colocá-la na bebida. Utilize o twist de laranja para decorar.
Southside Fizz
Esse drink clássico pode ser preparado em menos de 5 minutos. Para isso, você vai precisar de:
60 ml de gin de sua preferência;
20 ml de suco de limão siciliano;
15 ml de xarope de açúcar;
30 ml de prosecco Martini;
4 gotas de angostura.
A preparação é simples, basta misturar os ingredientes em uma coqueteleira.
Manhattan
Este também é um drink clássico que surgiu somente devido à angostura. Os ingredientes utilizados são:
3 doses de Bourbon whisky;
1 dose de Vermouth branco seco;
5 gotas de angostura.
O preparo é simples, em uma taça, é necessário somente misturar os ingredientes.
Angostura na cultura popular
Além do sucesso nos bares de todo o mundo, os drinks que utilizam angostura também são um sucesso na cultura popular.
Em Hollywood, a angostura é famosa na comédia estrelada por Marilyn Monroe, Quanto Mais Quente Melhor, como também em Mad Men e Segue o Espetáculo.
Assista e repare!
Angostura além dos bitters
Graças a tamanha popularidade que a marca obteve, surgiu a criação de outras bebidas além dos bitters, sendo elas, o licor e o rum, que podem ser consumidos em sua forma pura, sem misturar em outras bebidas, mas que preservam as características marcantes da marca: sabor e aroma!
via assessoria
Comentários
Postar um comentário