Instituído em 2009 pela Câmara de Vereadores de São Paulo em celebração ao centenário do poeta cearense Patativa do Assaré, o dia do nordestino é celebrado em 8 de outubro. Há quem questione a data, uma vez que em 2019 a lei original foi revogada e houve mudança da celebração para 2 de agosto, em homenagem a Luiz Gonzaga. Seja quando for, o que vale é lembrar que o objetivo da data é celebrar a diversidade cultural da região. Assim, aqui vão duas receitas do Beijo Caboclo, doce de origem portuguesa que foi propagado por todo o nordeste brasileiro.
Beijo Caboblo – Receita do hotel NANNAI Muro Alto
Podendo ser servido no chá da tarde e até no buffet de sobremesas do jantar, a receita do beijo cabloco do NANNAI saiu direto do caderno de receitas de D. Tereza de Jesus Meira Lins, matriarca do hotel que inspirou a criação do restaurante TiaTê – que já está em funcionamento nos dois hotéis do grupo, em Muro Alto e Noronha, ambos em Pernambuco.
Ingredientes:
Calda
300ml água
300g açúcar
Massa
790g leite condensado
250ml leite de coco
60g coco ralado fresco
8 gemas de ovos
8 claras de ovos
Modo de preparo:
Faça uma calda fina, ponto de fio leve. Coloque em um refratário e deixe esfriar.
Em seguida misture os demais ingredientes exceto as claras
Bata as claras em neve e acrescente aos poucos à mistura anterior
Despeje tudo sobre a calda do refratário.
Asse em banho maria. Forno 120 graus, por 2 horas.
Rendimento: 10 porções
Pudim de Coco Beijo Caboblo – Chef Carla Pernambuco
Em recente visita ao NANNAI, para participar de uma edição do NANNAI Harmonniza, evento gastronômico realizado pelo hotel, em que são convidados chefs brasileiros para dividir a cozinha com o chef Fernando Pavan no TiaTê, restaurante do NANNAI em um menu especial, a chef se inspirou na receita servida por Pavan e desenvolveu uma versão servida com manga brulada (manga polvilhada com açúcar cristal e maçaricada).
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
250ml de leite de coco
100 gramas de coco ralado batido na faca
8 Ovos
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes exceto o coco, misture bem e coe. Depois de coado entre com o coco. Assar por 1h20 a 90 graus.
Rendimento: 10 porções
Sobre o NANNAI
Com destaque para o luxo como valor de quem busca o propósito de viver a cultura local somada ao que há de melhor na experiência do turismo internacional, o NANNAI nasceu em Muro Alto, praia do município de Ipojuca, Pernambuco. Depois de 21 anos proporcionando hospedagem com afeto, o NANNAI chegou a Fernando de Noronha com esse mesmo sonho – agora em forma de pousada boutique. Reconhecido pelo público como o melhor hotel de praia do Brasil pela plataforma Prazeres da Mesa e no Trip Advisor entre os melhores hotéis do Brasil há 11 anos consecutivos, o NANNAI é um organismo vivo que escreve memórias especiais no coração e na mente das pessoas. Certificado pelo GPTW como um dos melhores lugares para trabalhar em 2023, o NANNAI tem energia para, junto a seus quase 400 colaboradores e gestores, levar seu jeito singular de receber a outras regiões do Brasil.
via assessoria
Comentários
Postar um comentário