Frutos do mar e vinho: a combinação perfeita para o verão

 


divulgação

Com a aproximação da época mais quente do ano, os peixes e frutos do mar ganham mais espaços no cardápio dos restaurantes e hotéis, a exemplo do Villa d'Ozio, localizado na sofisticada Praia Brava de Itajaí, litoral norte catarinense. Prato sucesso entre os hóspedes e o público que frequenta o restaurante é o Camarão La Busara, receita com referências da culinária italiana, assinado pelo chef Duba, que proporciona uma experiência sensorial, de sabores e texturas, aliado a um dos rótulos mais elegantes da casa, o vinho Albino Armani.

             O camarão, com seu sabor delicado, se adapta a uma ampla variedade de receitas, desde pratos quentes e frios. Versátil e saboroso, esse fruto do mar está presente na culinária de diversos lugares ao redor do mundo. Aliás, quando se trata de harmonização de sabores, a escolha do vinho adequado é fundamental para destacar as características do prato. E com a chegada do calor e a proximidade do verão, pratos com frutos do mar frescos começam a ganhar espaço nos restaurantes e hotéis. Um dos exemplos é o prato Camarão La Busara, do hotel Villa d’Ozio, localizado na Praia Brava de Itajaí, uma entrada sofisticada e que harmoniza suavemente com diversos vinhos brancos da carta do hotel, entre eles o Albino Armani. Com foco na gastronomia com referências italiana mediterrânea, o restaurante do hotel, aberto ao público, conta com pratos assinados pelo renomado chef Duba, referência no cenário catarinense.

Tradicionalmente preparado com camarões temperados e grelhados, o Camarão La Busara é realçado por um molho rico em aromas. Feito à base de alho confitado, cebola caramelizada e uma pitada de pimenta dedo-de-moça, o molho é equilibrado pelo creme de leite e um leve caldo de camarão, que proporciona uma experiência gastronômica refinada, com os toques especiais do chef da casa.

“O camarão é um ingrediente de grande versatilidade e, por conta disso, buscamos destacar o máximo este fruto do mar aliado aos temperos e molho para oferecer aos clientes uma experiência gastronômica diferenciada”, afirma o chef Duba, responsável pela cozinha do Villa d’Ozio.

Já o vinho Albino Armani, com sua acidez moderada e aromas cítricos, é a combinação ideal para o prato, pois o frescor do vinho, produzido com uva Pinot Grigio, originária da região do Vêneto, na Itália, realça a delicadeza do camarão e complementa a intensidade do molho, criando uma experiência harmoniosa. “A suavidade do molho, com o toque picante e adocicado da cebola, é equilibrada pelos tons do vinho, que resulta em uma combinação que desperta todos os sentidos”, afirma o chef. “O segredo é quando ambos se complementam, ou seja, o vinho realça os sabores do prato e a comida intensifica as nuances do vinho, uma combinação perfeita”, finaliza Duba.

Comentários